quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Resenha - O Sonho de Eva (Chico Anes)

Postado por Unknown às 8/23/2012 01:58:00 PM
Sinopse:
Dra Eva Abelar, autoridade mundial em sonhos lúcidos, é informada de que seu filho, Joachim, uma criança autista, desaparece na mesma noite em que sua irmã, Anna, pula do 20º andar de um edifício em São Paulo. Anna era a principal cientista do projeto DreamGame, invento revolucionário que permite à pessoa jogar enquanto dorme.
Eva é convidada por Yume a assumir o lugar da irmã e, à procura de respostas, se envolve em uma trama perigosa, que alcança os limites dos desejos inconscientes do homem.
Enquanto usa seus conhecimentos para desvendar a morte de Anna e reencontrar Joachim, Eva descobre o quanto a sociedade está vulnerável à tecnologia e aos estímulos subliminares, e como esses estímulos podem sequestrar a liberdade e extinguir o livre-arbítrio.
Resenha:
O que um suicídio, um sequestro de uma criança e um novo jogo que promete revolucionar o mercado dos games têm em comum? Muita coisa, mas o principal fator de interseção tem título, nome e sobrenome: Doutora Eva Abelar, a grande e renomada psicóloga brasileira especialista mundial em sonhos lúcidos (quando você tem consciência de estar sonhando, podendo inclusive mudar cenários e controlar o sonho como quiser).

O livro começa com um tornado passando pela vida de Eva: sua irmã mais nova, Anna, pula de sua cobertura no 20º andar e seu filho Joachim, que estava com Anna, desaparece sem deixar rastros. Para agravar a situação, o menino é autista e, por isso, precisa de cuidados especiais. O autismo também lhe confere uma grande, importante e cobiçada característica: a de se comunicar, através do movimento dos olhos, enquanto está dormindo.

No enterro de Anna, Eva recebe uma proposta de emprego diretamente da vice-presidente da Yume (empresa famosa por criar games) para continuar o projeto em que sua irmã vinha trabalhando, o DreamGame. Este jogo, que está sendo desenvolvido por uma equipe de forma altamente sigilosa, tem como base a utilização dos sonhos para funcionar. Ou seja: a pessoa só vai poder jogar enquanto estiver dormindo! Por esse motivo, tudo o que acontecer vai parecer verdadeiro como nos sonhos (e isso poderá, inclusive, interferir o comportamento do jogador na vida real).

Depois de um tiroteio no cemitério e um cara indiano insistindo que a Yume era perigosa, Eva percebe e pressente que tanto o suicídio quanto o sequestro podem estar relacionados diretamente ao DreamGame. E, sem pestanejar, ela decide aceitar a proposta. Dividida entre a razão e a intuição, sem conhecimento de que está no meio de uma guerra pelo poder que envolve sociedades secretas antigas, Dra. Abelar viaja até o canto mais isolado da China em busca de respostas e pistas sobre seu filho. Incomunicável e sem saber em quem confiar, nossa protagonista só receberá ajuda de um lugar: seus próprios sonhos.

****
Geralmente, quando eu gosto do livro, eu termino a sua resenha recomendando a leitura. Hoje eu vou inverter a ordem natural das coisas e já vou começar com um: OMG, você DEVE ler este livro assim que puder!!! Espero que você, assim como eu, se surpreenda demais com a história!

Não se deixe enganar pela capa (que, no início, não te dá pista alguma sobre do que se trata a história), pelo fato de o autor ser nacional ou pela presença do selo Novo Conceito Jovem (que eu descobri não significar que o livro com o selo é para jovens, e sim por ser uma obra de um jovem autor nacional apoiado pela Editora!). "O Sonho de Eva" veio para conquistar de vez um lugarzinho na minha lista de favoritos!

Eu poderia ficar até amanhã dizendo porque amei este livro, mas vou enumerar as principais razões: a leitura é dinâmica o tempo todo e, até o final, a ação só se intensifica; o assunto "sonhos lúcidos" misturado ao mundo dos games foi desenvolvido de forma interessantíssima; todos os personagens são ótimos e importantes, mas a protagonista é absolutamente maravilhosa (Eva, você é A mulher!) e a parte técnica, já que é necessário o mínimo de conhecimento neurológico para entender alguns pontos, é muito bem explicada de forma didática sem que seja chata!

Sinceramente, este livro não tem cara de literatura nacional. Sua linguagem madura, seu clima de ficção científica, seu ritmo na medida certa, suas cenas completas e cenários bem descritos e sua forma de impressionar e prender o leitor de diferentes ângulos a cada capítulo me deixaram absolutamente encantada e orgulhosa. AH, eu preciso dizer que os sonhos lúcidos da Eva são as melhores e mais incríveis partes do livro? Não tinha como ele ter um título melhor! *-*

Sem contar que a história afetou a minha vida, já que eu descobri o que eram sonhos lúcidos e percebi que eles já tinham ocorrido comigo. E, acreditem se quiser, eu os tive de novo durante e depois da leitura! Depois disso tudo, só venho ratificar o que eu sugeri no início: leiam "O Sonho de Eva", vocês não irão se arrepender! 5 estrelas e coraçãozinho de favorito!

****
Gente, depois de ter super surtado ao terminar este livro, eu simplesmente pensei "NECESSITO conhecer o Chico Anes! Tenho tanto para discutir com ele!". Vocês conseguem imaginar a minha empolgação e felicidade quando eu descobri que ele iria na Bienal de SP no domingo e eu estaria por lá??? Alegria maior não existiu quando, além de participar do bate papo com ele, eu consegui meu autógrafo e uma foto!



Aiii, eu ainda me emociono quando vejo meu "O Sonho de Eva" autografado *-* O que eu posso dizer agora é: ficarei na expectativa pelos próximos livros do Chico!

Beijos para todos! 

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário e volte sempre!! :)

PseudoEstante Template by Ipietoon Blogger Template | Gadget Review