sábado, 23 de março de 2013

Resenha - O Herói Perdido (Rick Riordan)

Postado por Unknown às 3/23/2013 02:39:00 PM
Sinopse:
Depois de salvar o Olimpo do maligno titã Cronos, Percy Jackson e seus amigos trabalharam duro para reconstruir seu mais querido refúgio, o Acampamento Meio-Sangue. É lá que a próxima geração de semideuses terá de se preparar para enfrentar uma nova e aterrorizante profecia. Uma mensagem que pode se referir a qualquer um deles: "Sete meios-sangues responderão ao chamado. Em tempestade ou fogo, o mundo terá acabado. Um juramento a manter com um alento final, E inimigos com armas às Portas da Morte afinal." Os campistas seguirão firmes na inevitável jornada, mas, para sobreviver, precisarão contar com a ajuda de alguns heróis, digamos, um pouco mais experientes — semideuses dos quais todos já ouvimos falar... e muito.

Resenha:
Imagine-se acordando totalmente sem memória em um ônibus escolar indo para um excursão no Grand Canyon. Todo mundo a sua volta te conhece, te chama da Jason (e você nem mesmo sabe se esse é realmente o seu nome) e dois deles são seus melhores amigos. Ok, pode ser que o Leo seja só amigo mesmo, já a Piper... Digamos que o cara tem até namorada e não lembra de nada, assim DO NADA!

Bom, depois que a turma da "Escola da Vida Selvagem" chega ao seu destino e Jason consegue convencer seus amigos de que ele é realmente um desmemoriado (para a decepção de Piper), coisas estranhas começam a acontecer. Eles descobrem que o treinador da escola é um bode - um sátiro, para os mais conhecedores do assunto rs - ao serem atacados por espíritos da tempestade. Como se não bastasse, Jason tem uma moeda aleatória no bolso que se transforma em uma espada e ele descobre que pode controlar os ventos e VOAR! Demais para um dia só né?

E se eu ainda acrescentar, no final disso tudo, a chegada de duas pessoas desconhecidas (montadas em uma carruagem sendo carregada por dois cavalos alados, diga-se de passagem) procurando por um tal de... Percy Jackson? Uma dessas pessoas se chama Annabeth e ela é a namorada do Percy. Como ele não está lá, Jason, Piper e Leo acabam sendo levados para o Acampamento Meio-Sangue e lá eles descobrem exatamente o que eles são: semideuses, filhos de deuses gregos com humanos. Como eles são alvos para monstros, seu grande objetivo nesse acampamento é aprender a lutar para se defender.

O problema é que Jason não se sente totalmente confortável e, digamos, em casa... Além disso, todos do acampamento estão em estado de tensão e apreensão pelo sumiço do tal do Percy, que parece ser um cara importante. Até que, certo dia, o Oráculo decide dar o ar da graça, solta uma profecia confusa e uma missão é dada a Jason e seus amigos: libertar a deusa Hera, que anda se comunicando como pode para pedir ajuda, e restabelecer a normalidade no Olimpo.

Será que isso vai ser fácil? Por onde o trio deverá começar? Muuuitas aventuras os esperam, e todas elas vão inevitavelmente te carregar junto. Que Zeus esteja sempre conosco! *ops, acho que ouvi um raio...*


****
Incrível, perfeito e absolutamente épico!!! Só que com uma ressalva: caso você não tenha lido a série "Percy Jackson e os Olimpianos" vai boiar de leve em vários comentários, fatos e associações importantes. De qualquer forma, dá para entender "O Herói Perdido" sem ter lido os outros, mas a experiência nunca será igual àquela que você teria caso já fosse fã das aventuras dos incríveis semideuses do Acampamento Meio-Sangue! 

Para uma apaixonada pelo Rick e mitologia grega/romana como eu, este livro trouxe muita felicidade, além de ter sido uma forma linda de matar as saudades de uma das minhas séries preferidas de todos os tempos. Isso porque, mesmo que o Percy não apareça efetivamente ao longo da história (mas pode vir a aparecer a qualquer momento!), você sabe que ele está em algum lugar e que todo o resto continua do mesmo jeitinho como foi deixado em "O Último Olimpiano". *-*

Mas não é apenas a nostalgia que faz o livro ser bom. Ele mesmo ganha seu mérito pelas intensas batalhas travadas, pelos novos heróis protagonistas que aparecem e pelos inimigos mais perigosos que surgem e são derrotados com maior dificuldade e habilidade. Este é um livro amadurecido, contado em 3ª pessoa e que a cada capítulo destaca a participação importante de um dos três personagens principais (seus sonhos, pensamentos, visão da história e habilidades para se salvar de uma enrascada). 

Rick Riordan nos presenteia novamente com um livro rico de informações históricas apresentadas da forma mais didática e divertida possível, além das grandes aventuras, emoções, surpresas e de muito bom humor. Venha conhecer Jason (a menino desmemoriado que se sente o estranho no ninho), Piper (a esquisita discriminada por todos que passa de patinho feio a rainha da beleza) e Leo (o cara engraçadinho de mãos "esquentadas' e inquietas) e, de quebra, ajudar a procurar pelo nosso grande Herói Perdido! 

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário e volte sempre!! :)

PseudoEstante Template by Ipietoon Blogger Template | Gadget Review